Como ajudar alguém através do Ho'oponopono?



O Ho’oponopono é conhecido como um método de cura e resolução de problemas criado pelos antigos povos polinésios que hoje habitam a região conhecida como Havaí.

Entretanto, o Ho’oponopono é muito mais do que isso. Ele é também um entendimento sobre a vida.

Quando temos um problema e conhecemos o Ho’oponopono, normalmente utilizamos as frases com o objetivo de resolver esse problema, pois entendemos que, se há um problema, existem memórias que estão se manifestando e que precisamos purificá-las para que o problema seja resolvido.

Usamos, então, as frases conhecidas do Ho’oponopono: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Muitas pessoas as utilizam antes mesmo de enfrentarem alguma dificuldade, pois entendem que as frases já permitem que memórias sejam purificadas antes de se manifestarem.

Quando conhecemos alguém que está enfrentando um problema, também pensamos no Ho’oponopono para ajudá-la. Entretanto, enfrentamos a seguinte dúvida: se utilizamos as frases para purificar nossas memórias, como podemos utilizar as frases para purificar as memórias dos outros?

A resposta está no entendimento que o Ho’oponopono traz sobre as nossas vidas: o Universo nos une através de uma grande teia de relações e memórias. Todos nós estamos conectados. E hoje, mais do que nunca, temos acesso a situações difíceis, conflitos e problemas que acontecem em lugares distantes. O importante é entendermos que, se entramos em contato, estamos compartilhando memórias que estão relacionadas a essas situações, conflitos e problemas.

Como isso é possível?

As memórias para o Ho’oponopono não são apenas as nossas lembranças geradas por situações que vivenciamos e que hoje estão armazenadas em nossa mente subconsciente. Memórias são também registros que estão “armazenados” no cosmos. Registros de situações vivenciadas por todos aqueles que já estiveram aqui na Terra e que, de alguam forma, estão relacionados conosco.

A tarefa de purificar memórias é, portanto, para toda a vida, pois podemos ter uma vida sem problemas, mas, se há um problema no mundo e tenho acesso a ele, esse registro no cosmos está relacionado também comigo. E eu tenho o compromisso de purificar.


O Ho’oponopono é, portanto, um entendimento de como a vida é: perfeita em suas manifestações, pois elas estão aí para que possamos aprender com elas ou purificá-las.

E é dessa forma que ajudamos as pessoas através do Ho’oponopono: purificando nossas memórias, ou melhor, os registros que estamos compartilhando através da situação que a pessoa está vivenciando. E como fazemos isso? Através das ferramentas do Ho’oponopono: utilizando as frases e bebendo água azul solar.

Foi dessa forma que o Dr. Len curou toda uma ala de uma prisão psiquiátrica no Havaí: ele olhava a ficha do paciente e pedia à Divindade que curasse nele mesmo o que estava gerando a doença do outro. Portanto, ele compreendia e aceitava que todos os problemas com os quais ele entrava em contato também estavam relacionados a ele.

E é essa a compreensão que podemos ter através do Ho’oponopono: somos 100% responsáveis pelo o que acontece ao nosso redor porque somos parte de um cosmos onde há memórias que se manifestam com o objetivo de nos ensinar (e, consequentemente, nos possibilitar a crescer e evoluir) e purificar (e, consequentemente, nos possibilitar a transformar a realidade). E assim, purificando, ajudamos a nós mesmos e ao outro.

Muita luz!

Aloha!

#AJUDARALGUÉMATRAVÉSDOHOOPONOPONO

6,985 visualizações

E-mail para contato: hooponopono.anjos@gmail.com