E-mail para contato: hooponopono.anjos@gmail.com 

O que é Huna?



HUNA é um termo utilizado desde tempos remotos pelos antigos povos do Havaí. Segundo Serge Kahili King, em seu livro Huna: ancient Hawaiian secrets for modern living, "Huna" seria um "apelido" para ka 'ike huna, o conhecimento secreto, ou ka 'ike po, o conhecimento do mundo interior.

Huna expressa, portanto, uma filosofia ancestral e pragmática, que cresceu a partir da observação apurada da vida, cujo objetivo não era manter um conhecimento oculto aos demais, mas compreender as interações com o lado invisível de todas as coisas e fazer bom uso disso.

"Assim, um significado mais abrangente de HUNA é "conhecimento dos segredos da Vida"." Esses segredos foram "divididos" em sete princípios que foram passados de geração a geração por aproximadamente 2000 anos.

Eles são:

1. Ike - o mundo é o que você pensa que ele é.

2. Kala - não existem limites.

3. Makia - o que tem sua atenção, tem seu poder.

4. Manawa - agora é o momento do poder.

5. Aloha - felicidade e estar feliz com alguém ou algo e compartilhar essa felicidade.

6. Mana - todo poder vem de dentro.

7. Pono - eficiência é a medida da verdade.

É interessante observar como esses princípios estão em sintonia com outros conhecimentos que chegaram através de grandes mestres da Humanidade. Talvez tenham chegado de formas diferentes e em outras palavras, mas seu objetivo é aprendermos que também somos Divindade e que nossas vidas estão nas nossas mãos.

Compreender os princípios Huna e praticá-los na vida nos ensina assumir a força que temos e a sermos responsáveis pelo o que nos acontece.

Em posts futuros, irei falar sobre cada um deles e sua relação com o Ho'oponopono.

Muita luz!

Aloha!


124 visualizações