HUNA é um termo utilizado desde tempos remotos pelos antigos povos do Havaí. Segundo Serge Kahili King, em seu livro Huna: ancient Hawaiian secrets for modern living, "Huna" seria um "apelido" para ka 'ike huna, o conhecimento secreto, ou ka 'ike po, o conhecimento do mundo interior.
Huna expressa, portanto, uma filosofia ancestral e pragmática, que cresceu a partir da observação apurada da vida, cujo objetivo não era manter um conhecimento oculto aos demais, mas compreender as interações com o lado invisível de todas as coisas e fazer bom uso disso.
"Assim, um significado mais abrangente de HUNA é "conhecimento dos segredos da Vida"." Esses segredos foram "divididos" em sete princípios que foram passados de geração a geração por aproximadamente 2000 anos.
Eles são:
1. Ike - o mundo é o que você pensa que ele é.
2. Kala - não existem limites.
3. Makia - o que tem sua atenção, tem seu poder.
4. Manawa - agora é o momento do poder.
5. Aloha - felicidade e estar feliz com alguém ou algo e compartilhar essa felicidade.
6. Mana - todo poder vem de dentro.
7. Pono - eficiência é a medida da verdade.
É interessante observar como esses princípios estão em sintonia com outros conhecimentos que chegaram através de grandes mestres da Humanidade. Talvez tenham chegado de formas diferentes e em outras palavras, mas seu objetivo é aprendermos que também somos Divindade e que nossas vidas estão nas nossas mãos.
Compreender os princípios Huna e praticá-los na vida nos ensina assumir a força que temos e a sermos responsáveis pelo o que nos acontece.
Saiba mais sobre eles através das cartas Ho'oponopono que são postadas diariamente nas redes sociais.
Muita luz!
Aloha!
Comments