O Ho`oponopono e o autocuidado




O Ho`oponopo é uma prática milenar de cura e resolução de problemas. Ele foi desenvolvido pelos povos nativos do Havaí e entrou na minha vida através de seu "mantra" - sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato há 10 anos.


Através de seus ensinamentos, venho aprendendo sobre a força que possuímos de transformar nossa realidade de acordo com o que desejamos. Para isso, aprendi que precisamos limpar nossas "memórias", registros que guardamos e levamos conosco por muitas vidas sobre merecimento, conquista, abundância, liberdade e, principalmente sobre o amor.


Quando penso em autocuidado, a primeira coisa que me vem à cabeça é o amor que temos que ter por nós mesmos, não importa o que mais tenhamos em nas nossas vidas. Se não nos amamos, não conseguimos conquistar nada do que levamos em nossos corações e, principalmente, não conseguimos nos cuidar.


E não nos amamos simplesmente porque "aprendemos" ao longo da nossa história que não somos dignos de amor. Como podemos falar de autocuidado se sequer gosto da pessoa que vejo no espelho?


O Ho`oponopono me ensinou a limpar muito do que me foi dito ao longo da minha vida sobre merecer ou não ser amada e vem em ensinando a reconhecer que o Amor que tanto busquei no outro já existe dentro de mim.


E a forma de me ensinar isso tem sido muito simples: escolho uma ferramenta e a repito durante o dia, principalmente quando pensamentos de baixa vibração começam a povoar a minha mente. A ferramenta pode ser as frases ou "gota de orvalho", por exemplo (veja mais sobre as ferramentas aqui).


Para agora, convido vocês a fazerem uso dela sempre que sentirem que estão duvidando de si mesmos. Imediatamente parem, pensem ou digam: gota de orvalho. Imaginem uma gota de orvalho que cai sobre a cabeça de vocês, limpando e levando embora todos os pensamentos, as histórias e as “verdades” construídas ao longo da sua vida. E permitam que fique apenas o Amor, guiando seus atos e suas palavras em relação a você mesmo, como o primeiro passo para o autocuidado.


Muita luz, sempre!


Aloha!

98 visualizações1 comentário

E-mail para contato: hooponopono.anjos@gmail.com